A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COOPERADAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ELIZANGELA REGINA REIS FACULDADE DE SINOP (FASIPE)
  • ESTELA KAMILA LORENZETTI LEMKE FACULDADE DE SINOP (FASIPE)
  • RONICÉLIO FERREIRA CAMPOS FACULDADE DE SINOP (FASIPE)

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com conteúdos para as aulas de Educação Física para construir uma sociedade justa e igualitária, com embasamentos que a transformem em um ambiente criativo, onde todos possam ser agente ativo no seu desenvolvimento e crescimento. Para a pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, através do qual se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto que possibilitou uma discussão relevante sobre o tema. Os jogos e as atividades cooperativas têm se tornado material de estudo, pesquisa e prática de grande valor no meio educacional. Seus valores vêm sendo amplamente discutidos e ponderados diante da realidade do sistema de educação e adotados por várias instituições de ensino em diversas partes do mundo. Nas séries inicias do ensino fundamental é evidente a presença de atitudes individualistas das crianças, muitas das vezes já enraizadas por uma cultura onde a competição é o principal motivador e sendo um bom competidor terá os loros da vitória, menosprezando as conquistas coletivas. Portanto, concluímos que a cooperação mostra ser uma opção para transformação do educando, onde este vive em comunidade e precisa de ações em comum para solucionar questões que serão vividas por todas, onde só o eu não terá força igual a todos juntos.

Referências

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Publicado

2016-05-10

Como Citar

REIS, ELIZANGELA REGINA; LEMKE, ESTELA KAMILA LORENZETTI; CAMPOS, RONICÉLIO FERREIRA. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COOPERADAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 10, 2016. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/10. Acesso em: 20 maio. 2025.