ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM DIAS CHUVOSOS

Halana Coutinho Vaz, Isak Oliveira Rodrigues Coimbra Mota, Eliane Cunha Gonçalves

Resumo


A educação física tem suas diferenças com as outras matérias na escola, sendo necessário espaços e materiais diferenciados. Ha tempos as escolas Brasileiras já falavam sobre a realidade material e espacial. Mas, os professores devem mudar as estratégias metodológicas para realizar aulas significantes por não ter espaço, materiais ou a chuva interferindo na aula (Filho e Vidal, 2000, Anísio Teixeira, 1969, Damazio e Silva, 2008, Frago, 1998). O objetivo do estudo é investigar as estratégias metodológicas do ensino fundamental I em dias chuvosos. Metodologia: A pesquisa é qualiquantitativa, sendo utilizado uma pesquisa exploratória por meio de observação e questionário aos professores de educação física das escolas particulares de Vitória-ES. Computando os dados em gráficos e planilhas no excell (2010). Resultados: Os resultados evidenciam que a maioria das escolas tem a quadra coberta e poucas escolas com outro ambiente para realizar as aulas práticas de educação física. Conclusão: Conclui-se que grande parte das escolas particulares não planejam a estrutura da escola pensando na diversidade e dificuldades que as aulas de educação física passam ao decorrer do ano letivo.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSUMPÇÃO,C,O.; ARRUDA,D,P.; SOUZA,T,M,F.; Utilizaçãode materiais alternativosnas aulasde educação física: exercitandoa criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, São Paulo, Volume III, 271-279 p., Nº 4, publicação: 2 de março de 2010.

CAPARROZ,F,E.;BRACHT,V. O Tempoeo Lugardeuma Didáticada Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CHIRANDELLI,P.J;Educação Física Progressista – A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 3 edição, São Paulo, Brasil, Editora Loyola, 1991, 63 p.

CORTELLA, Mario SergioEscola e o Conhecimento, fundamentos epistemológicos e políticos, ed. São Paulo: Cortez. 1998. 166p.

DAMAZIO,M,S.;SILVA,M,F,P.O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPAÇO

FÍSICOEM QUESTÃO. PENSAR A PRÁTICA 11/2: 197-207, p.189-196 maio/ago. 2008.

FILHO,L,M,F.; VIDAL,D,G.;Os Tempos e os Espaços Escolares no Processo de Institucionalização da Escola Primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação. 19-34p. Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14.

FREITAS,H,B.;A importância do Espaço Físico e Materiais Pedagógicos para as aulas de Educação Física na Escola Pública do município de Unaí – MG. 2014. (licenciatura em educação física)-Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília/DF. Programa BURITIS – MG,

FERREIRA,D,M.;NASCIMENTO,E,M,F. Dificuldades estruturais e trabalho: desafios de professores de educação física da rede municipal de ensino nas zonas centro oeste e leste da cidade de Manaus/AM. RELEM. 23-40p. jan–jun, 2017.

Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 8 de maio de 2019.

BRASILIA. MINISTRO DA EDUCAÇÃO. (Org.). Base Nacional comum Curricular: Educação é a base. ., Planalto Central, p.1-598, 20 dez. 1996. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.>. Acesso em: 15 maio 2019.

Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Parâmetros Básicos de infra - estrutura para instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006a. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf. Acessado: 08 de maio de 2019

MUZINATTI, JOÃO LUIZ. O que é escola, afinal?. edição 111 | Setembro 2015. Disponivel: https://direcionalescolas.com.br/o-que-e-escola-afinal/. Acessado em: 07 de junho de 2019

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - EDUCAÇÃO FÍSICA. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acessado em: 8 de maio de 2019.

PAULINA,I.; SANTOMAURO,B.;O que ensinar em educação física - A hora de correr, jogar e se exercitar está mais rica: o objetivo agora é explorar as diferentes culturas e integrar os alunos. Nova Escola.Edição 215, 01 de Setembro, 2008. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/1215/o-queensinar-emeducacao-fisica. Acesso em: 30 de maio de 2019.

ROSA, E,H.; GALERA, J,B. A GESTÃO DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR: UM DESAFIO SOCIAL.Colombo-PR15p. Disponível em Acessado em: 06 de junho de 2019

SANDRI,S,F. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (Des) Motivados nas práticas pedagógicas das escolas públicas estaduais de Francisco beltrão/paraná?. 23p.

SEBASTIÃO,L,L.; FREIRE,E,S. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso.2009. 12p.Universidade Presbiteriana Mackenzie, Barueri, São Paulo. Pensara prática12/3: 1-12, set./dez.

SIMON,H,S.; CARDOSO,A,R,S.; DOMINGUES,S,R.Está Chovendo, e Agora? A Educação Física e o dia de chuva – um estudo de caso. Motrivivência Ano XX, Nº 31, P. 346-353 Dez./2008.

TEIXEIRA, ANÍSIO.Educação e Mundo Moderno. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1969. 245p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Halana Coutinho Vaz, Isak Oliveira Rodrigues Coimbra Mota, Eliane Cunha Gonçalves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia