INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS
Resumo
Introdução: A educação infantil é a primeira fase por onde a criança passa e junto a isso ela tem grandes responsabilidades no crescimento e desenvolvimento infantil. Aliado a seu crescimento forma-se um paralelismo com a psicomotricidade onde a mesma é aliada com aspectos lúdicos em brincadeiras e fornecem a criança estímulos a atos motores, expressão e ampliação de habilidades. Objetivo: Compreender a importância da educação física e os aspectos inerentes ao desenvolvimento psicomotor na infância. Método: O presente estudo tem como característica uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, com caráter qualitativo. Respectivamente, elas abarcam ideias que aprofundam a pesquisa, sendo elas o levantamento bibliográfico sobre o assunto, o registro e descrição dos fatos observados sem interferência, a reunião e análise das informações que servirão como base para construção do estudo e a identificação e análise dos dados que não podem ser mensurados numericamente. Resultados e discussões: É necessário propiciar a cada criança a oportunidade de poder desenvolver da melhor forma a suas próprias potencialidades, motoras e intelectuais. Cabe ressaltar também, a importância da participação do educador no dia- a-dia de cada aluno, e que venha a conhecer às características das faixas etárias, seus interesses e necessidades. É fundamental que o professor elabore atividades que colabor em para a construção do desenvolvimento psicomotor e que visem sempre um avanço com relação aos níveis do processo de construção da escrita. Considerações finais: Com isso, percebe-se a importância das atividades físicas correlacionadas aos aspectos psicomotores das crianças, uma vez que, as mesmas necessitam de cuidados ao ser trabalhado tais aspectos, pois de acordo com seu crescimento e seu aumento de faixa etária necessita-se de um acompanhamento e uma avaliação mais ampla para cada atividade a ser trabalhada.
Referências
ARANTES, M.S; JUNIOR, C.A.A.F; FERREIRA, A.D; et al. Influência Da Atividade Psicomotora No Desenvolvimento Infantil. Colloquium Vitae, vol. 6, n.2, pp. 71-78, 2014.
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Dissertação (Mestrado em Educação), Unicamp, Campinas, SP, 1998.
CARVALHO, L. C. Psicomotricidade no desenvolvimento motor das crianças na educação infantil. Centro Universitário De Brasília - Uniceub Faculdade De Ciências Da Educação E Saúde – FACES. 2015
COSTA, H. J. T.; GONÇALVES, J. F. S.; PIMENTA, P. S; et al. Influência da
educação física no desenvolvimento psicomotor de crianças com cinco anos de idade. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 3, pp. 79-100, 2016.
CUNHA, E. C. Psicomotricidade na educação infantil: ressignifi cação de práticas pedagógicas. Rondônia, Porto Velho: 2016. Dissertação de mestrado em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia, 2016.
DEBELL, M.; SOUZA, M. M. M.; SILVA, N. C.: A Contribuição Cidadã a partir do Olhar do Professor na Psicomotricidade na Educação da Primeira Infância. Augusto Guzzo. Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 123-140, 2017.
FERNANDES, C. T.; MACIELA, C. M. A.; CARVALHAL, M. I. M.; DANTAS, P. M. S.
Influências do Corpo/Movimento no Desempenho de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n.3, pp. 162-174, 2015.
GALLAHUE, D.L; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3 ed. São Paulo: Phorte; 2005.
GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008
LIMA, A. G. F; MOTA, A. T. L. Psicomotricidade na educação infantil: um estudo no centro de educação infantil na cidade de Iguatu-CE. Rev. Mult. Psic. V.11, N. 38. 2017
MACEDO, L. S. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil.CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB , 2014
MARQUES, C.T. A influência da Educação física escolar no desenvolvimento motor em crianças de 4 anos. Na visão dos educadores da Creche Professora Mariinha em Piritiba Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Educação Física. Centro de Educação Física. Universidade de Brasília, 2014.
MOLINARI, A. M.; Paz & SENS, S. M. A Educação Física e sua Relação com a Psicomotricidade. Rev. PEC., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 87-93, jul. 2002 / jul, 2000
MORAES, P. C.. A importância da Educação Física na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso, graduação em Educação Física. Universidade Estadual da Paraíba. Pro-reitoria de ensino médio, técnico e educação a distância, 2016.
NUNES, T. G.; HERNANDEZ, M.; LEIRIA, V. B.; et al. Análise do desenvolvimento motor de crianças. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade Federal do Pampa, vol. 7, n. 2, 2015.
OLIVEIRA, A. F. S; SOUZA, J. M. A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem infantil. Revista Fiar: Revista Núcleo de Pesquisa e Extensão Ariquemes. v.2, n.1, pp.125-146, 2013.
SANTOS, B. V. Representação social do desenvolvimento psicomotor por professor de Educação Física Escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v.14, n.37, pp. 425-445, 2017.
SANTOS, C. V.; OLIVEIRA, J. B. B. A psicomotricidade como importante aliado no desenvolvimento de crianças na educação infantil. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, 2017.
SCALHA, T. B.; SOUZA, V. G.; BOFFI, T.; CARVALHO, A. C. A importância do
brincar no desenvolvimento psicomotor: relato de experiência. Revista de Psicologia da UNESP . vol. 9, n.2, 2010.
SILVA, G. R.; REIS, A. M.; OLIVEIRA, J. B. C; et al. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 313- 331, feb. 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278>. Acesso em: 05 de julho de 2020
SILVEIRA, R. A.; SANTOS, R. Influência da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização. Revista eletrônica cientifica e inovação e tecnologia. v. 8, n. 15, 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).