PERSONAL TRAINER: FATORES QUE INFLUENCIAM A CONTRATAÇÃO DESTE PROFISSIONAL NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Marcelo de Oliveira Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Matheus Luiz Krochinski Universidade do Vale do Itajaí
  • Suzana Matheus Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este estudo emerge da necessidade de determinar as demandas para a atuação do Personal Trainer. O objetivo deste artigo foi identificar a importância conferida pelos alunos de treinamento personalizado às condições relevantes para contratação do serviço. Integraram este estudo 26 indivíduos (18 mulheres e 8 homens com idade média de 31,42 ± 5,33 anos), inscritos em programas de treinamento personalizado em cidades do litoral de Santa Catarina. Os sujeitos responderam a um questionário que visava determinar a importância atribuída aos diferentes fatores para a contratação do Personal Trainer, apresentados em percentual de importância. Conforme os resultados é possível observar que o atendimento foi considerado mais saliente na contratação do profissional, proporcionando 88,5% de importância. A postura profissional e o conhecimento técnico-específico também foram relevantes com níveis superiores a 80%. Com menor importância ficaram: parcerias com profissionais da saúde, aparência física e acompanhamento em eventos esportivos. Estes com menos que 25% de importância. Conclui-se que o aluno, ao realizar o treinamento personalizado, estima mais os fatores ligados à segurança do serviço e à qualidade do profissional. Já as características que se relacionam com custo, logística e a outros fatores motivadores, como estética, não são tão relevantes.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

PINTO, Marcelo de Oliveira; KROCHINSKI, Matheus Luiz; PEREIRA, Suzana Matheus. PERSONAL TRAINER: FATORES QUE INFLUENCIAM A CONTRATAÇÃO DESTE PROFISSIONAL NO LITORAL DE SANTA CATARINA. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 85–93, 2020. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/108. Acesso em: 23 maio. 2025.