POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESPORTE E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE

Wallace Apicelo Lima, Luciene Gouveia Batista, Rafael S Mastrotti

Resumo


O presente estudo faz um paralelo entre a política pública no esporte e sua influência na sociedade, apresentando seus entraves para o seu desenvolvimento, levando em consideração os princípios norteadores de uma política pública e a sociedade brasileira no contexto do esporte e da atividade física. Em relação aos entraves temos questões como a injustiça social através do esporte, gestão participativa e controle social do esporte, dificuldades do desenvolvimento humano através do esporte, descentralização da estrutura política e de lazer, os desafios na promoção da saúde através do esporte, as dificuldades no desenvolvimento, financiamento e crescimento econômico do esporte, o acesso ao esporte nas diversas regiões do país, a falta de infraestrutura, as barreiras tecnológicas e científicas do esporte, os custos no combate ao doping esportivo, as dificuldades de acesso das mulheres e portadores de necessidades especiais ao esporte. O trabalho buscou através da pesquisa bibliográfica elucidar a temática proposta diante dos objetivos que foram elencados.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. G. B et al. "Prática de esportes durante a adolescência e atividade física de lazer na vida adulta." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 11.5 (2005): 291-294.

ALMEIDA, L. A.; GOMES, R. C.Proceso de las Políticas Públicas: revisión de la literatura, reflexiones teóricas e indicaciones para investigaciones futuras. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 3, p. 444-455, 2018.

ASSUMPÇÃO, L. O. T; MORAIS, P. P and FONTOURA. H "Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas Introdutórias." Revista Digital 8.52 (2002): 1-3.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: Acesso em: 03/07/2020.

BREUS, T. L "Políticas públicas no estado constitucional." Belo Horizonte: Fórum, 2007.

CAPELLA, A. C. N. Formulação de Políticas Públicas. Fundação Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, DF, 2018.

JENOVESI, J.F. et al. Evolução no nível de atividade física de escolares observados pelo período de 1 ano. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 12, n. 1, p. 19 - 24, jan./mar. 2004.

LAZZOLI, J. K., et al. "Atividade física e saúde na infância e adolescência." Revista brasileira de medicina do esporte 4.4 (1998): 107-109.

SOUZA, C. "Políticas públicas: uma revisão da literatura." Sociologias 16 (2006): 20-45. 2006.

TEIXEIRA, E. C. O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. AATR, Bahia, 2002.

TUBINO, M. J. G. Teoria geral do esporte. São Paulo, IBRASA, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Wallace Apicelo Lima, Luciene Gouveia Batista, Rafael S Mastrotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia