A MOTRICIDADE E SEUS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PARINTINS, BAIXO AMAZÔNAS
Resumo
A motricidade refere-se aos movimentos, é a primeira necessidade de comunicação do homem, e o ensino infantil é a fase que garante à criança o desenvolvimento em todos os aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, contudo, esta modalidade vem se tornando incoerente ao seu real sentido quando frisa os objetivos somente à escolarização do cognitivo. Este estudo objetivou investigar a motricidade e seus desafios na prática docente, em quatro escolas públicas no Ensino Infantil, no Município de Parintins, Baixo Amazonas, através da pesquisa pura, a qual buscou entender e explicar os problemas vigentes, bem como contribuir com os ambientes analisados. De característica qualitativa, facilitou a interação direta com o objeto de estudo, através da observação que propiciou melhor a análise dos fatos e da entrevista que foi a escuta sensível das pessoas envolvidas, as quais abordaram a realidade, as angústias e as concepções acerca da temática. Os resultados abordaram os desafios da motricidade na prática docente, no que tange ao espaço físico, à ausência do educador físico nos centros infantis, à formação do professor, à mecanização da rotina, carência nas orientações pedagógicas sobre a temática, desvio dos princípios da Educação infantil e à globalização. O movimento é típico da criança, impedi-la de mexer-se impossibilita o pensamento e refreia o seu processo de desenvolvimento. Enfim, salientamos que os diversos desafios em trabalhar o motriz, faz a fase escolar, que deveria ser a base para o desenvolvimento completo da criança, venha substituindo a identidade de cuidar, educar e brincar apenas para a alfabetização. A escolarização do cognitivo no ensino infantil também é um fator que promove futuros distúrbios de aprendizagem, já que o corpo não é separado da mente, pois através da motricidade dominamos o esquema corporal, o qual é indispensável à formação da personalidade e ao desenvolvimento integral da criança.
Referências
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