ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thalita Albuquerque, Leandro Siqueira, Roberta Kisi, Gláucio Rodrigues dos Santos, Rômulo Meira Reis

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de aula dos profissionais de Educação Física de colégios da rede privada no estado do Rio de Janeiro com relação às atividades abordadas. A população foi constituída de profissionais que atuam na área da Educação Física Escolar. A amostra, escolhida de forma aleatória e extraída de um universo de professores lotados em 09 escolas da rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro, bairro Méier, composta por 13 profissionais, sendo 04 do gênero feminino e 09 do gênero masculino, que atuam no Ensino Fundamental. Analisando os resultados obtidos, percebeu-se certo comodismo por parte dos professores, este talvez ligado a alguns fatores como falta de reconhecimento por parte da própria escola. Além disso, pode-se incluir a falta de coragem para ousar ou de vontade para desacomodar-se e de relativizar suas certezas, assim como ausência de um programa de formação continuada regular e o incentivo por parte da escola. Quando o uso didático deste conteúdo é feito sem essa reflexão, a prática perde o sentido e as aulas acabam entrando nos moldes e valores tecnicistas o levando ao fazer por fazer. Sugere-se um estudo posterior em que se possa agregar um número maior de profissionais e de regiões para obter uma dimensão exata desse quadro de conteúdos e estudar o que pode ser feito para transformar este sistema de ensinar a Cultura Corporal do Movimento e não deixar todo o conteúdo da Educação Física ser esquecido pelos profissionais atuantes na área.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Thalita Albuquerque, Leandro Siqueira, Roberta Kisi, Gláucio Rodrigues dos Santos, Rômulo Meira Reis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia