COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014™: LEGADOS DAS 12 ARENAS PÓS-EVENTO
Resumo
A Copa Mundo FIFA Brasil 2014 terminou em julho daquele ano. Assim, entende-se que a fase seguinte, o pós-evento, equivale em termos de gestão à desmobilização de estruturas organizacionais e ao aproveitamento do legado deixado. Por isso, esse artigo busca responder à seguinte questão: qual o legado das 12 arenas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™? Empregamos as técnicas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados detectaram que as 12 arenas tiveram um aproveitamento esportivo de 1010 partidas recebidas entre as temporadas 2014-2017, média de 253 partidas/ano, e um índice aproximado de 21 partidas realizadas por arena ao ano, classificando como elefantes-brancos as Arenas da Amazônia e Mané Garrincha. As conclusões transitórias revelam que o legado deixado pelas 12 arenas possui pontos positivos – a infraestrutura, que precisa de manutenção – e negativos – altos custos, pouco uso, corrupção e investigações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).