DESAFIOS PARA O FUTEBOL FEMININO VOLTAR A BRILHAR
Resumo
Considerado o país do futebol, o Brasil possui destaque nacional e internacional com a modalidade. Contudo, na categoria feminina a seleção apesar de vencedora e vitrine de atletas consagradas como Cristiane e Marta (a rainha do futebol), em termos nacionais não consegue a mesma expressividade. Nesse contexto, reside a problemática proposta por este artigo: Quais são os desafios a serem superados para que o futebol feminino possa bilhar em termos nacionais? Para responder a este questionamento usamos para coleta de dados a entrevista semiestruturada com um informante de elite que milita pelo futebol feminino há mais 30 anos e encontra-se em alto nível de gestão com a modalidade. Ponderamos os dados através da análise de conteúdo, que são confrontados com a literatura. Os resultados mostram como principais motivos: ausência do trabalho de base para as mulheres visando formar atletas de forma cíclica, como ocorre com o masculino; falta de profissionais qualificados para trabalhar com o futebol feminino; falta de interesse, investimentos e descaso dos clubes brasileiros; e preconceito. Como considerações finais indicamos que seria adequado desenvolver um planejamento estratégico para estruturar o futebol feminino da base ao profissional, fortalecendo o conjunto do esporte atingindo consequentemente a seleção principal no futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).