A RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES EMOCIONAIS E FÍSICAS EM ADULTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DE UMA ACADEMIA BRASILEIRA
Resumo
Considerando que as pessoas desse século estão na busca de um corpo mais bonito e saudável, esse estudo vem contribuir para um melhor entendimento do comportamento dos praticantes de atividade física e fitness com relação a algumas questões externas e internas referentes ao seu corpo. De caráter predominantemente qualitativo, teve como objetivo geral evidenciar se as praticantes possuíram alguma dificuldade em lidar com suas próprias questões emocionais durante o processo de condicionamento físico e como isso interferiu na sua motivação para a continuação da prática de exercícios físicos. O objetivo específico foi reconhecer a relevância do trabalho físico assim como o emocional durante esse processo. Esta pesquisa foi realizada no Estado do Rio de Janeiro, com a colaboração de 15 participantes adultas e brasileiras. O instrumento da pesquisa foi uma entrevista semi-estruturada com duração de 30 minutos cada uma, a qual foi filmada e gravada. Através dos resultados pôde-se verificar que nenhuma recebeu atenção especial para as questões emocionais por um profissional habilitado para esse tipo de trabalho, isto porque a instituição em que pratica a atividade esportiva foca apenas nas questões físicas das suas alunas. Este estudo vem ampliar e corroborar com outras pesquisas sobre o tema em questão, no intuito de melhor compreender o porquê dos aspectos emocionais bem trabalhados podem ser um coadjuvante ao treino físico, assim como chamar a atenção para uma melhor qualidade de vida das participantes que buscam um corpo mais belo e saudável.
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