MESTRE TRAVASSOS: O PIONEIRISMO EM NITERÓI E SÃO GONÇALO
Resumo
A capoeira é muito rica de história e fatos que a permeiam. Fatos estes que a comunidade da capoeira em termos culturais emprega a oralidade para “registrá-los” e passá-los a diante, principalmente quando o tema em pauta são os feitos e grandes mestres que dedicaram-se à capoeira. Diante desta carência de registros existe a personalidade de Victor Widawski Travassos, o Mestre Travassos, que é considerado um dos pioneiros da capoeira em Niterói e São Gonçalo. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é construir uma narrativa sobre os feitos do mestre. Para tal, usamos o método da história oral realizando duas entrevistas, uma com o próprio Mestre Travassos e outra com seu contemporâneo Mestre Bocka (Jorge Leite). Os análise e discussão dos dados indicam que Mestre Travassos teve seu primeiro contato com capoeira na adolescência, na cidade do Rio de Janeiro por volta de 1950. Tempos depois, seguiu treinando e aprendendo, quando no anos de 1960 mudou-se para Niterói, onde iniciou seu trabalho com capoeira treinando, formando discípulos e seguidores. Em sua metodologia de ensino, Mestre Travassos prioriza a técnica através de uma didática própria, o qual não seguia uma linha específica dos estilos já consagrados da capoeira angola ou regional, expoentes em sua época. Nas considerações finais apontamos que registros como o deste artigo podem contribuir para salva guardar a memória e feitos dos mestres mais antigos, evitando que seus trabalhos sejam esquecidos com o tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).