OS DESAFIOS DO ENSINO DO ATLETISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Letícia Cristina Soares da Silva, Evandro Lázari

Resumo


Introdução: O atletismo é considerado como esporte base pela capacidade de trabalhar todas as habilidades motoras humanas. São habilidades essenciais para desenvolvimento motor, necessárias para outras modalidades esportivas, jogos e brincadeiras e que inserido dentro das escolas, fará uma grande diferença no desenvolvimento motor. O atletismo nas aulas de educação física permite que as crianças tenham ganhos, estimulando a prática e promovendo a socialização entre alunos. Objetivos: apontar as dificuldades em inserir o atletismo na escola, identificar as dificuldades da modalidade nesse ambiente e mostrar a importância dessa modalidade na escola, e os benefícios que ela traz aos alunos. Metodologia: O trabalho foi baseado em pesquisas científicas, por meio de livros que tratam sobre mini atletismo de uma forma adaptada, inserindo no ambiente escolar, podendo ajudar os alunos no seu desenvolvimento. Por meio também de artigos da área Educação Física escolar, e de atletismo na escola. Resultados: Bragada (2000) diz que as escolas públicas não possuem espaço para prática de atletismo, assim como Kunz (1998) afirma ser um processo dramático o ensino do atletismo, pois os alunos tem preferencia por atividades com bola, ao invés de saltar, arremessar ou sofrer em uma corrida de maior duração. Segundo Matthiessen (2005) o atletismo é pouco difundido nas escolas, mesmo sendo uma modalidade com poucas necessidades de pessoas e de implementos. Já Oliveira (2006) apresenta motivos que reforçam as práticas do atletismo na escola, como a adaptação das provas em forma de jogos e brincadeiras, adaptando os eventos regulamentares, proporcionando um modelo educativo e instrutivo, assim como o modelo de Mini Atletismo, proposto pela Federação Internacional da modalidade. Conclusão: Para inserir um modelo de atletismo na escola, o melhor é o Mini atletismo, proposto pela federação internacional, que utiliza materiais e espaços adaptados, de forma educativa, divertida e instrutiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Letícia Cristina Soares da Silva, Evandro Lázari

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia