AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBICA E DOS HÁBITOS DE VIDA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a capacidade aeróbica e os hábitos de vida no tempo livre de 33 (trinta e três) alunos do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva. A amostra foi aleatória, composta de alunos de ambos os sexos com faixa etária compreendida entre 15 (quinze) e 16 (dezesseis) anos. Os alunos, antes do teste, responderam a um questionário de perguntas objetivas, cujo objetivo era saber o nível de atividade física do grupo, se eram ativos ou sedentários de acordo com as recomendações do ACSM (2007). Além disso, o questionário buscou avaliar quais eram as atividades que o grupo realizava no seu tempo livre. O teste aeróbico de 9 minutos proposto pelo PROESP-BR foi o escolhido para aferir a capacidade aeróbica. Os resultados demonstraram que 100% da amostra não alcançou os índices mínimos desejados. O questionário revelou que todos os indivíduos passam várias horas do dia em frente a TV, jogando videogame, acessando o computador ou em redes sociais. De acordo com os dados apresentados, 79% podem realizar 2 ou 3 dessas atividades ao mesmo tempo ou em momentos distintos, sendo que 21% realizam apenas uma dessas atividades, fazendo com que haja pouca atividade corporal no tempo livre com dispêndio energético muito baixo. Recomendamos que outros estudos com amostragens maiores sejam elaborados para melhor avaliar as capacidades físicas e a qualidade de vida desses indivíduos. Porém, sugerimos que esses jovens sejam estimulados e conscientizados da importância da atividade física e como isso é fundamental para se tornarem adultos ativos, se mantendo saudáveis longe de doenças crônico-degenerativas.
Referências
ACSM. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc 2007.
ANDERSEN, R., CRESPO, C., BARTLETT, S., CHESKIN, L. & PRATT, M. (1998). Relationship of Physical Activity and Television Watching With Body Weigth and Level of Fatness Among Children. JAMA, 179 (12), 938-942.
BLOCK, J.J. Issues for DSM-V: internet addiction [Editorial]. Am J Psychiatry. 165(3).
GAYA, A.; LEMOS, A.; GAYA, A.; TEIXEIRA, D.; PINHEIRO, E.; R; MOREIRA, RODRIGO. Manual do Projeto Esporte Brasil 2012. UFRGS, 2012.
HAKEEM, R.; THOMAS, J. & BADRUDDIN, S. (2002). Urbanisation and activity pattern of south Asian children. J Park Med Assoc., 52 (9), 402-7.
IBGE. Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas: Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – 2013.
LÉGER, L. Aerobic performance. In: D. Docherty. Measurement in pediatric exercise science. British Columbia (Ca): Human Kinetics/Canadian Society for Exercise Physiology, p.183-223, 1996.
LIMA, WA; GLANER, MF. Principais fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares. Rev Bras Cineantropom Desemp Hum.2006,8;(1):96-104.
ROBINSON, T. (1999). Reducing children’s television viewing to prevent obesity: a randomized controlled trial. JAMA, 282, 1561–1567.
RIBEIRO, RCQ; LOTUFO, PA; LAMOUNIER, JÁ; OLIVEIRA, RG; SOARES, JF; BOTTER DA. Fatores adicionais de risco cardiovascular associados ao excesso de peso em crianças e adolescentes. O estudo do coração de Belo Horizonte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2006; 86(6):408-18.
SHAPIRA, NA; LESSIG, MC; GOLDSMITH, TD; SZABO, ST; LAZORITZ, M; GOLD, MS; STEIN, DJ. Problematic internet use: proposed classification and diagnostic criteria. Depress Anxiety. 2003;17(4):207-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).