FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM A PRATICA DO VOLEIBOL DE QUADRA ADAPTADO À TERCEIRA IDADE
Resumo
Introdução: O crescimento da população idosa é um processo que ocorre em diversos países, com o aumento da expectativa de vida da população, há também uma maior preocupação quanto à qualidade de vida dos idosos. Os projetos de atividade física envolvendo idosos acabam sendo o local no qual eles buscam melhora na qualidade de vida e socialização. Objetivo: O objeto desse estudo foi identificar os fatores motivacionais que levam a pratica do voleibol de quadra adaptado à terceira idade. Métodos: A amostra consistiu de 25 indivíduos de ambos os sexos com idade acima de 60 anos, todos praticantes da modalidade. Foi utilizado um questionário proposto por Meneguzzi e Voser com o objetivo de identificar os principais fatores motivacionais para a prática da modalidade. Resultados: Os itens motivacionais mais citados foram em primeiro lugar a saúde (96%), segundo lugar, interação social com (84%), terceiro lugar, redução do estresse (80%), quarto lugar, condicionamento físico (76%), e por último, estética (40%). De acordo com os dados e resultados apresentados acima, verificou-se que os fatores motivacionais que incentivam os idosos praticarem a modalidade, vai muito mais além do que os próprios benefícios físicos, precauções de patologias, prevenção de quedas ou outros problemas relacionados à idade. Conclusão: conclui-se que os principais fatores que motivam os idosos à prática da atividade física, são a melhora ou manutenção da saúde e da qualidade de vida além do prazer que a atividade proporciona, da sociabilidade, do controle do estresse e depressão.
Palavras-chave: Motivação; Idoso; Atividade Física; Voleibol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).