INICIAÇÃO ESPORTIVA: BASE PARA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Resumo
Esta revisão de literatura discute os fatores e aspectos que influenciam o desenvovimnto motor de forma a justificar a iniciação esportiva como base para diversidade e complexidade do desenvolvimento motor. Atendendo o desenvolvimento de forma global das crianças que iniciam no esporte, apresenta conceitos e propostas de estudiosos da área que discutem diferentes visões da criança no esporte e como elas podem alcançar seu desenvolvimento ótimo respeitando suas individualidades e limitações; abordou a diversidade e complexidade que o esporte em se tratando de iniciação esportiva, deve proporcionar ao praticante, melhorando com o tempo e com a prática adequada a qualidade dos movimentos e assim também seu repertório motor; expôs temas polêmicos no meio esportivo, como a iniciação precoce, colocando como este tipo de vivencia pode ser prejudicial a criança e em seu futuro não só como esportista, mas em seu desenvolvimento como um todo; mostrou como a iniciação esportiva deve ser realizada, demonstrando diferentes métodos onde se proporcionam realmente, de acordo com a idade, um desenvolvimento motor pautado nas caracterísiticas das crianças e de seu nível fisiopscicosocial, visando o aprimoramento das habilidade básicas para um futuro aprimoramento do gesto técnico minimizando assim aspectos como a especialização precoci e o "drop out"; abordou a proposta da Iniciação Esportiva Universal de Greco e Benda (1998) e também, a Escola da Bola de Roth e Kroger (2002) como norteadores desse estudo, sendo os trabalhos mais adequados para a proposta de iniciação esportiva realmente coerente com nossa realidade esportiva; dessa forma buscou com essa revisão de literatura proporcionar informações importantes para os educadores físicos, pautado em informações atuais e confiávies para direcionar seu trabalho, para assim explorar com a crianças o melhor desenvolvimento motor possível, sem nenhum prejuízo para o praticante.
Palavras Chave: Aprendizagem motora. Capacidade Motora.
Referências
REFERÊNCIAS
BENDA, Rodolfo Novellino; GRECO, Pablo Juan. Aprendizagem e desenvolvimento motor. In: SILVA, C.I.; COLTO, A.C.P . Manual do treinador de natação. Belo Horizonte: Edições FAN, p. 17- 23, 1999.
BENDA, Rodolfo Novellino; GRECO, Pablo Juan. Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p. 14-76, 2001.
GRECO, P. J. I.D.U. Fase central do sistema de formação e treinamento desportivo. In: GRECO, P. J.; SAMULSKI, D.M.; CARAN JÚNIOR, E. Temas atuais em Educação Física e Esportes,1. Belo Horizonte: Health, p.13-32, 1997. .
MANOEL, E.J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In. KREBS, R.J.; COPETTIF, F.; BELTRAME, T.S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Palloti, p. 111- 121, 1998.
ROTH, K. & KROEBER, C. Escola da Bola: Um ABC para iniciantes nos jogos Esportivos. São Paulo: Phorte Editora, p. 10 – 28, 2002. (Trad. Pablo Juan Greco)
TANI, G.: implicações da iniciação esportiva precoce. In. KREBS, R.J.; COPETI, F.; ROSO, M. R.; KROEFF, M.S.; SOUZA, P.H. Desenvolvimento Infantil em contexto. Florianópolis : UDESC, p.101 – 113, 2001.
VILANI, Luiz Henrique Porto. A sistematização do processo de Ensino-Aprendizagem- Treinamento dos fundamentos técnicos dos esportes de raquete: uma proposta de Iniciação Esportiva para o tênis, tênis de mesa, badminton e squah. Belo Horizonte: Escola de Educação Física – UFMG, p. 13- 169, 1998.
WEINECK, J. Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole, p. 31, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).