UTILIZAÇÃO DO TREINO PERSONALIZADO E MARKETING PESSOAL POR PARTE DOS INSTRUTORES DE PILATES

Marcello Santos Nepomuceno, Wallace Campos Kaye, Rodrigo Silva Perfeito

Resumo


O método Pilates vem passando por profundas modificações, e com isso, o modo como o instrutor se apresenta ao mercado também, estimulando a adoção de estratégias de automarketing e de treinamentos personalizados. Buscando desvendar essas mudanças mercadológicas, o objetivo da pesquisa é o de verificar como o instrutor de Pilates utiliza a modalidade de treino personalizado e o marketing pessoal na captação de novos clientes e oferta de seus serviços. Para isso utilizamos uma abordagem descritiva e de corte transversal em uma amostra 30 sujeitos do sexo masculino, que responderam um questionário fechado contendo 11 perguntas sobre a temática. Após análise dos dados e discussão, concluímos que os poucos profissionais que atuam nessa modalidade, possuem conhecimentos condizentes ao assunto, e apenas um ponto negativo foi encontrado, o de menos de 1/3 (n=8) possuir como meta futura se especializar.

 

Palavras chaves: Pilates; Personal trainer; Marketing pessoal.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BARBOSA, M. Estratégias de Sucesso, Dicas e Experiências do Treinamento Individualizado. São Paulo: Phorte, 2008.

BOSSLE, C; FRAGA, A. O personal trainer na perspectiva do marketing. Tese de Doutorado em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, Rio Grande do Sul, 2009.

CATTANI, J; MARTINS, L. Marketing pessoal: como colocar sua carreira no mercado da beleza e estética. Univali, 2009.

DELIBERADOR, A. Metodologia do desenvolvimento: personal training. Londrina: Midiograf, 1998.

DOMINGUES FILHO, L. Manual do Personal Trainer Brasileiro. 4. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2006.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

KOZENSINSKI, R; TOLEDO, L. Internet e composto de marketing: um estudo de caso na empresa Rikacomicshop. Sistema & Gestão, v. 7, n.1, p.23-40, 2012.

LIMA, I; RIBEIRO, L; DALFOVO, M. Gestão de marcas em ambientes streaming: Um estudo de caso da interação da marca Netlix junto em ambientes on-line. e-Revista LOGO, v.7, n. 1 2018

MACHADO, S; DAMACENA, C. Percepção dos consumidores acerca do marketing relacionado a causas: uma revisão da literatura. Base. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3, n. 2, p. 93-101, maio/ago. 2006.

MEDEIROS, M. et al. Estudo de caso de um programa individualizado de natação em cadeirante portador de poliomielite: análise de parâmetros bioquímicos, qualidade de vida e capacidade física funcional. Rev Bras Ciênc Esporte. 2018;40(1):94.

MIRANDA, L; OLIVEIRA, L. A Análise da Implementação da Estratégia B2C em um Canal B2B: um estudo de caso da Coloplast. RASI, Volta Redonda/RJ, v.4, n.1, pp.34-52,jan/jun. 2018.

MÜLLER, Antonio J. Personal trainer e seu marketing pessoal. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires, ano 13,n 126, Nov, 2008.

OLIVEIRA, J. et al. O marketing pessoal como ferramenta de valorização profissional. XV Jornada Científica das Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC, n. 1, 2017.

OLIVEIRA NETO, P. Marketing pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6. Ed. FMU: Fortaleza, 1999.

PERFEITO, R. Método Pilates: uma possível intervenção para a promoção da saúde no envelhecimento. Rio de Janeiro: Kirios, 2014.

PINHEIRO, D. O perfil do personal trainer: na perspectiva de um treinamento físico orientado para saúde, estético e esporte. Dissertação de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2000.

SABA, F. Liderança e gestão para academias e clubes esportivos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2012.

SABA, F; PIMENTA, M. Vendas e Retenção: 83 Lições p Academias e Clubes Esportivos. Phorte: São Paulo, 2008.

SANTOS, L. Marketing pessoal e sucesso profissional. Campo Grande: UCDB, 2002.

SILVA, A; et al. Mecanismos de geração de empreendimentos: as aceleradoras de start-ups no Brasil. Revista GEINTEC. Vol.8, n.1, p.4187-4199, jan/fev/mar, 2018.

SILVA, J; OLIVEIRA, L. O personal trainer e sua qualificação profissional. Revista Campo do Saber. Vol 3, n. 2, jul/dez, 2017.

SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo: Bookman: 5 ed. Porto Alegre, 2002.

TEIXEIRA, C. Marketing Pessoal do Personal Trainer. São Paulo: Editora Phorte, 2013.

VIEIRA, G. et al. Percepção de Graduandos no Bacharelado em Educação Física e Profissionais Atuantes Acerca da Gestão de Carreira e Visão Social do Personal Trainer. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., Londrina, v. 18, n.4, p. 363-371, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia