UTILIZAÇÃO DO TREINO PERSONALIZADO E MARKETING PESSOAL POR PARTE DOS INSTRUTORES DE PILATES
Resumo
O método Pilates vem passando por profundas modificações, e com isso, o modo como o instrutor se apresenta ao mercado também, estimulando a adoção de estratégias de automarketing e de treinamentos personalizados. Buscando desvendar essas mudanças mercadológicas, o objetivo da pesquisa é o de verificar como o instrutor de Pilates utiliza a modalidade de treino personalizado e o marketing pessoal na captação de novos clientes e oferta de seus serviços. Para isso utilizamos uma abordagem descritiva e de corte transversal em uma amostra 30 sujeitos do sexo masculino, que responderam um questionário fechado contendo 11 perguntas sobre a temática. Após análise dos dados e discussão, concluímos que os poucos profissionais que atuam nessa modalidade, possuem conhecimentos condizentes ao assunto, e apenas um ponto negativo foi encontrado, o de menos de 1/3 (n=8) possuir como meta futura se especializar.
Palavras chaves: Pilates; Personal trainer; Marketing pessoal.
Referências
REFERÊNCIAS
BARBOSA, M. Estratégias de Sucesso, Dicas e Experiências do Treinamento Individualizado. São Paulo: Phorte, 2008.
BOSSLE, C; FRAGA, A. O personal trainer na perspectiva do marketing. Tese de Doutorado em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, Rio Grande do Sul, 2009.
CATTANI, J; MARTINS, L. Marketing pessoal: como colocar sua carreira no mercado da beleza e estética. Univali, 2009.
DELIBERADOR, A. Metodologia do desenvolvimento: personal training. Londrina: Midiograf, 1998.
DOMINGUES FILHO, L. Manual do Personal Trainer Brasileiro. 4. ed. São Paulo: Editora Ícone, 2006.
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
KOZENSINSKI, R; TOLEDO, L. Internet e composto de marketing: um estudo de caso na empresa Rikacomicshop. Sistema & Gestão, v. 7, n.1, p.23-40, 2012.
LIMA, I; RIBEIRO, L; DALFOVO, M. Gestão de marcas em ambientes streaming: Um estudo de caso da interação da marca Netlix junto em ambientes on-line. e-Revista LOGO, v.7, n. 1 2018
MACHADO, S; DAMACENA, C. Percepção dos consumidores acerca do marketing relacionado a causas: uma revisão da literatura. Base. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3, n. 2, p. 93-101, maio/ago. 2006.
MEDEIROS, M. et al. Estudo de caso de um programa individualizado de natação em cadeirante portador de poliomielite: análise de parâmetros bioquímicos, qualidade de vida e capacidade física funcional. Rev Bras Ciênc Esporte. 2018;40(1):94.
MIRANDA, L; OLIVEIRA, L. A Análise da Implementação da Estratégia B2C em um Canal B2B: um estudo de caso da Coloplast. RASI, Volta Redonda/RJ, v.4, n.1, pp.34-52,jan/jun. 2018.
MÜLLER, Antonio J. Personal trainer e seu marketing pessoal. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires, ano 13,n 126, Nov, 2008.
OLIVEIRA, J. et al. O marketing pessoal como ferramenta de valorização profissional. XV Jornada Científica das Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC, n. 1, 2017.
OLIVEIRA NETO, P. Marketing pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6. Ed. FMU: Fortaleza, 1999.
PERFEITO, R. Método Pilates: uma possível intervenção para a promoção da saúde no envelhecimento. Rio de Janeiro: Kirios, 2014.
PINHEIRO, D. O perfil do personal trainer: na perspectiva de um treinamento físico orientado para saúde, estético e esporte. Dissertação de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, 2000.
SABA, F. Liderança e gestão para academias e clubes esportivos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2012.
SABA, F; PIMENTA, M. Vendas e Retenção: 83 Lições p Academias e Clubes Esportivos. Phorte: São Paulo, 2008.
SANTOS, L. Marketing pessoal e sucesso profissional. Campo Grande: UCDB, 2002.
SILVA, A; et al. Mecanismos de geração de empreendimentos: as aceleradoras de start-ups no Brasil. Revista GEINTEC. Vol.8, n.1, p.4187-4199, jan/fev/mar, 2018.
SILVA, J; OLIVEIRA, L. O personal trainer e sua qualificação profissional. Revista Campo do Saber. Vol 3, n. 2, jul/dez, 2017.
SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo: Bookman: 5 ed. Porto Alegre, 2002.
TEIXEIRA, C. Marketing Pessoal do Personal Trainer. São Paulo: Editora Phorte, 2013.
VIEIRA, G. et al. Percepção de Graduandos no Bacharelado em Educação Física e Profissionais Atuantes Acerca da Gestão de Carreira e Visão Social do Personal Trainer. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., Londrina, v. 18, n.4, p. 363-371, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).