NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DO REMO: O CASO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Leonardo Neres Ribeiro, Willian Rodrigues Freires, Glhevysson dos Santos Barros, Victor Hugo Rodrigues do Rosário, Paulo Sérgio Pimentel de Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta a possibilidade de fornecer informações a treinadores e professores de remo, contribuindo dessa forma também para a divulgação do esporte como um todo, bem como prevenir possíveis lesões. Ressalta-se que o estudo foi realizado no Clube de Regatas do Flamengo no período de agosto à dezembro de 2016. O objetivo do trabalho é demostrar as etapas a serem cumpridas para a prática do esporte, além dos benefícios que trazem para os atletas. A metodologia foi delineada como etnográfica. A pesquisa apresenta um breve apontamento histórico, regras, além da pesquisa de campo. É possível concluir que embora mais de cinquenta anos tenha se passado, ainda não são realizados estudos utilizando o remo como objetivo de pesquisa, pois poucos foram as investigações encontradas acerca dessa temática.


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, Rafael Reimann. Aspectos fisiológicos da produção de força em remadores. Dissertação. Porto Alegre: Escola de educação física da universidade do Rio Grande do Sul, 2005.

Confederação Brasileira de Remo. Disponível em: . Acessado em: 10 dez. 2016.

Clube de Regatas Flamengo. Disponível em : . Acessado em: 10 dez.2016>

MAIA, GUSTAVO BASTOS MORENO. Remo: cargas concentradas de força e sua relação com a alteração de diferentes indicadores funcionais. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

MELO, Victor Andrade. Remo, modernidade e pereira passos: primórdios das políticas públicas de esporte no Brasil. Esporte e Sociedade, n.3, Jul./Out.2006.

SANTOS, K. R. B.; MAGALHÃES JUNIOR, J. L. de M. Remar: riscos e benefícios no envelhecimento saudável. Nova Fisio, Revista Digital. Rio de Janeiro, Brasil, Ano 15, n. 86, Maio/Junho de 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia