O CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: HABITUS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Fábio Narduchi De Paula Universidade Unigranrio
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Universidade Unigranrio

Resumo

Designadas “saber de senso comum”, “saber ingênuo” ou “natural”, diferente do saber científico, mas de grande importância para a vida social e, por conseguinte, dignas de atenção e de estudos, as representações sociais fornecem-nos os elementos que nos permitem compreender o mundo, gerenciá-lo e, até mesmo, enfrentá-lo. O presente artigo é fruto de uma pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, que buscou investigar as representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar, tanto de alunos como de professores do componente curricular. Tendo em vista não existir um corte dado entre o universo exterior e o universo interior do indivíduo (ou do grupo) e que, por isso, as representações sociais instauram versões da realidade, comuns e partilhadas, urge refletirmos sobre aspectos encontrados no estudo, particularmente, envolvendo o habitus desses grupos nesses espaços, alguns dos quais discutidos a seguir, objetivo deste trabalho. A análise e a interpretação desses dados, advindos, imageticamente, do estudo, foram realizadas adotando-se o Método Documentário de análise e de interpretação de dados imagéticos, proposto por Ralf Bohnsack, e a Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os discursos, em nosso caso, imagéticos, tornaram inteligível e comunicável o imaginário social, de maneira que, neles, estiveram presentes não somente as representações sociais, mas também o habitus dos grupos produtores das imagens. Logo, qualquer análise representacional deve, pois, levar em conta seus dois componentes: o cognitivo e o social, visto que práticas e representações sociais são fenômenos interdependentes, de modo que tais representações cumprem um papel nas práticas cotidianas, exigindo que o seu estudo articule o pensar e o fazer, conforme propusemos.

Biografia do Autor

Fábio Narduchi De Paula, Universidade Unigranrio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (Bolsista da Capes). Possui graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Língua Portuguesa e em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Atualmente, é docente das prefeituras de Nova Iguaçu e da cidade do Rio de Janeiro (funcionário público). Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

http://lattes.cnpq.br/1602860961437883

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Universidade Unigranrio

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO. Tem experiência na área de Filosofia e Direitos Humanos.

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

DE PAULA, Fábio Narduchi; OLIVEIRA, Joaquim Humberto Coelho de. O CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: HABITUS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/62. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo original