PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDÍACA
Resumo
O programa de reabilitação cardíaca (PRC) refere-se ao conjunto de processos de intervenção necessários para assegurar aos pacientes acometidos de doença cardiovasculares, melhores condições físicas, psicológicas e sociais para que, por meio da geração de autonomia, preservem ou reassumam seus lugares na sociedade. No ano de 1994, a Associação Americana do Coração descreveu que a reabilitação cardíaca não poderia ser limitada somente a um programa de exercícios, devendo incluir estratégias multifacetadas com o objetivo de minimizar os fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares. Assim tornou-se importante que o PRC fosse composto por uma equipe multidisciplinar, com a presença de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, nutricionista e psicólogos. Estes programas promovem ao doente o aumento na capacidade funcional, verificando-se a manutenção de ganhos ao longo dos meses subsequentes. A reabilitação cardíaca se divide em 4 fases: fase 1 (hospitalar) que se destina à recuperação inicial do paciente; fase 2 (ambulatorial) inicia-se após alta do doente, pode compreender de 3 à 6 meses; fase 3 pode durar entre 6 à 24 meses e tem como principal objetivo o aprimoramento da condição física e fase 4 considera-se uma fase de longo prazo, que visa manutenção dos ganhos obtidos durante toda reabilitação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).