SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO E VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA
Resumo
O coração não possui um ritmo totalmente estável como um relógio, portanto é normal e esperado com que ocorram alterações da frequência cardíaca, principalmente devido à influenciada do sistema nervoso autônomo (SNA). Essas alterações são definidas como variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e indicam a habilidade do coração em responder aos diversos estímulos fisiológicos e ambientais, como estresse, exercício físico, respiração, alterações hemodinâmicas e metabólicas. De forma geral, a VFC descreve as oscilações dos intervalos R-R (iRR) de batimentos cardíacos consecutivos, que estão relacionadas às influências no SNA sobre o nodo sinusal . O aumento da VFC sugere uma boa adaptação fisiológica pressupondo uma condição de estabilidade do sistema cardiovascular, enquanto uma VFC reduzida é um preditor de eventos adversos. Tem sido observado que durante processos patológicos, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, insuficiência coronariana, aterosclerose, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica a VFC pode cursar com baixos índices, oriundos de uma hiperatividade simpática ou em decorrência de uma retirada vagal. Assim a VFC torna-se uma ferramenta não invasiva de avaliação do SNA e se destaca na literatura como uma importante aliada na identificação de potenciais fenômenos adversos diretamente relacionados a aumento da morbidade e mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).