ZUMBA: UM INSTRUMENTO PRÁTICO RELEVANTE NO COMBATE A DEPRESSÃO
Resumo
Introdução: O presente estudo objetiva demonstrar os resultados de uma pesquisa com um grupo de mulheres que praticam zumba regularmente, buscando analisar se essa atividade contribui eficientemente no tratamento ou na prevenção de depressão. Objetivos: O trabalho teve como objetivo investigar um grupo de mulheres que praticam zumba, investigando se esta atividade proporciona resultados eficientes para melhoria da depressão. Metodologia: A pesquisa foi realizada com um público de 12 mulheres no mês de março de 2015, sendo que o público entrevistado foi bastante variado quanto à idade, sendo que, o grupo pesquisado é composto de 30 mulheres que praticam Zumba na AABB[1] – Juazeiro-BA. Para levantamento de dados utilizou-se como instrumento a entrevista (questionário) realizada a cada participante. Resultados: Os resultados apontam que o tempo em que se pratica o zumba entre as entrevistadas é de 1 até 6 meses numa frequência semanal de 3 dias, com duração de 1 hora de dança. Os sintomas relatados foram depressão, estresse, ansiedade (20% das entrevistadas). 40% responderam ao questionário, que nunca tiveram depressão, praticam essa atividade para manter em forma e para emagrecer (já observado como prevenção a depressão). Quanto aos fatores que desencadeou a depressão foram: problemas emocionais, estresse profissional, insônia, dores nas costas e fraqueza. Somente 1% das entrevistadas faz acompanhamento médico e toma antidepressivo. Conclusão: Portanto, concluiu-se que a prática regular do Zumba contribui de forma eficaz para melhoria e no combate a depressão, observando-se melhoria no desempenho profissional, no humor, na autoestima, na alimentação, no sono, no visual, mais leveza e disposição. Portanto o zumba é uma atividade física fundamental para manter o corpo e a mente equilibrada, proporcionando um bom equilíbrio emocional, alegria e prazer as participantes.
Palavras-Chave: Zumba; Depressão; Equilíbrio.
[1] Associação Atlética Banco do Brasil (Juazeiro/BA).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).