A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE

ESTELA KAMILA LORENZETTI LEMKE, ELIZANGELA REGINA REIS

Resumo


O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de uma boa preparação física em atletas que participam de competições, pois, sabe-se, que hoje em dia, no basquete, assim como em outros esportes, os melhores atletas são aqueles que adquirem em seu treinamento uma boa preparação física, e, consequentemente, obtêm os melhores resultados em competições. De acordo com Lima (2009) “a preparação física é um componente do sistema de treinamento do desportista e tem como objetivo propiciar o bom desenvolvimento e aperfeiçoamento em um nível máximo (ótimo) para desempenho na modalidade específica”.  Para a pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, através do qual se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto que possibilitou uma discussão relevante sobre o tema.  É importante ressaltar que para montar um treinamento de preparação física devemos levar em consideração algumas capacidades físicas desejáveis a todos os atletas, tais quais: resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação. Porém, observa-se que os exercícios na preparação física de um atleta devem ser relativos, pois, nem todo indivíduo possui o mesmo nível de força e coordenação motora, sendo necessário levar em consideração a individualidade, a especificidade, o condicionamento físico e o nível de treinamento em que este atleta está durante a montagem dos exercícios técnicos, táticos e físicos, devendo sempre aplicar testes periódicos para acompanhar o rendimento do mesmo. Portanto, considerando que no basquete os atletas não possuem um perfil único, cada um tem uma especificidade funcional com certas diferenças, concluímos que uma boa preparação física é essencial para atletas que participam de competições, independente do nível dessas competições.

Texto completo:

PDF

Referências


Disponível em: http://tribunadonorte.com.br/noticia/condicionamento-fisico-e-o-destaque-no-basquete/97306. 30/03/2014 às 15hr 35min.

Disponível em: http://www.anovademocracia.com.br/no-10/1130-preparo-fisico-no-esporte-de-alto-rendimento. 30/03/2014 às 16hr 45min.

GIL, Antonio, Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Hoffman, J R. Maresh, C M. Fisiologia do basquete, In: Oliveira, R A. Navarro, F. Comparação metabólica e antropométrica da aptidão física de atletas de basquetebol após um período de destreinamento. Revista Brasileira de Prescrição Fisiológica do exercício. São Paulo, v. 1, n 1, p. 29-44, jan/fev. 2007.

LIMA, Leonardo. Afinal, o que é preparação física?, publicado em: 31/07/2009 Disponível em http://rhcorrida.com/rh_news_20120221.html acessado dia 24/02/2014 as 09h 12min.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2016

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia