CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DA CAPOEIRA NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DOS MESTRES WALDEMAR SANTANA E VALDO SANTANA

Jorge Felipe Fonseca Moreira, Ivan Vieira de Araújo, Jefferson Dias Reis, Valdemir Gonçalvez Pinto, Rômulo Meira Reis

Resumo


A capoeira carioca no século XX possui histórias ímpares que apresentam seu desenvolvimento e reconfiguração ao longo dos anos na cidade. Nesse percurso existem nomes importantes, mas pouco lembrados. São estes, os Mestres Waldemar e Valdo Santana, irmãos lutadores, que enfrentaram os Gracie nos ringues em disputas de lutas livre. Assim, este artigo visa fazer uma narrativa dos feitos destes mestres e suas contribuições a construção da prática da capoeira carioca. Como método usamos entrevistas de elite com um ilustre da capoeira e outro do jiu-jitsu. Os resultados revelam que os feitos de Mestre Waldemar e Valdo Santana ajudaram na construção e afirmação da capoeira carioca através de uma série de lutas a partir de 1955, combatendo os “reis do jiu-jitsu” como iguais através de vitórias e derrotas. Consideramos que estes irmãos baianos, por muitos esquecidos, são de extrema importância para a cultura e desenvolvimento das lutas, sobretudo da capoeira.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2020 Jorge Felipe Fonseca Moreira, Ivan Vieira de Araújo, Jefferson Dias Reis, Valdemir Gonçalvez Pinto, Rômulo Meira Reis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia