CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DA CAPOEIRA NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DOS MESTRES WALDEMAR SANTANA E VALDO SANTANA
Abstract
A capoeira carioca no século XX possui histórias ímpares que apresentam seu desenvolvimento e reconfiguração ao longo dos anos na cidade. Nesse percurso existem nomes importantes, mas pouco lembrados. São estes, os Mestres Waldemar e Valdo Santana, irmãos lutadores, que enfrentaram os Gracie nos ringues em disputas de lutas livre. Assim, este artigo visa fazer uma narrativa dos feitos destes mestres e suas contribuições a construção da prática da capoeira carioca. Como método usamos entrevistas de elite com um ilustre da capoeira e outro do jiu-jitsu. Os resultados revelam que os feitos de Mestre Waldemar e Valdo Santana ajudaram na construção e afirmação da capoeira carioca através de uma série de lutas a partir de 1955, combatendo os “reis do jiu-jitsu” como iguais através de vitórias e derrotas. Consideramos que estes irmãos baianos, por muitos esquecidos, são de extrema importância para a cultura e desenvolvimento das lutas, sobretudo da capoeira.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).