BRINCADEIRAS E ESPORTES ADAPTADOS: UMA POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS
Resumo
O presente trabalho discute, problematiza e relata experiências de formação docente tido com o conteúdo brincadeiras e esportes adaptados para alunos sem deficiência dos anos finais do Ensino Fundamental, vividas a partir de um movimento de integração com as disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II; Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental II; Educação Física, Adaptação e Inclusão; Família, Educação Escolar e Sociedade; e Seminário Articular de Conhecimentos VI da Universidade Federal do Espirito santo, com o objetivo de mostrar as possibilidades de inclusão na Educação Física, independente de quem pratica.
Referências
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
AROEIRA, Kalline Pereira; ALMEIDA, Maria Isabel de. Estágio supervisionado e possibilidades formativas na construção/reconstrução de saberes docentes. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensine, 16., 2012, Campinas. Anais... Unicamp – Campinas: ENDIPE, 2012.
CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva. Metodologia do ensino de Educação Física. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2010.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Modalidades: futebol de cinco. Disponível em: <http://www.cpb.org.br/portfolio/futebol-de-cinco/>. Acesso em: 20 fev. 2014.
COSTA, Alberto Martins da; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Rev. Bras. Cien. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, maio 2004.
FUNKE-WIENEKE, Jürgen. O que dizer sobre “aprendizagem social” no ensino de movimentos e na educação física, e o que podemos alcançar com ela. In: KUNZ, Elenor, TREBELS, Andreas H. (Org.) Educação física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2006, p.49-74.
OLIVEIRA, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. PNUD. Brasil, 2009.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WWA, 2006.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa. v. 28, n. 1. São Paulo, Jan./Jun. 2002.
VENTORIM, Silvana et al. Estágio Supervisionado 1. – Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).