REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Fábio Narduchi De Paula, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

Resumo


Em uma pesquisa de dissertação de mestrado, propôs-se, como objetivo geral, investigar as representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar, tanto de alunos como de professores desse componente curricular. Intitulada As representações sociais de alunos e de professores acerca do corpo nas aulas de educação física escolar, o estudo, adotando a perspectiva lançada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici e outros autores da área, tais como Denise Jodelet, Jean-Claude Abric e outros, acabou por revelar, por meio do Método Documentário de análise e de interpretação de dados imagéticos, proposto por Ralf Bohnsack, e da Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre, que tais representações encontram-se ancoradas em esferas, tais como: a relacional (nas relações que são estabelecidas com outro(s) corpo(s) e com elemento(s) do espaço), a étnica (na cor da pele dos corpos, ou melhor, em corpos com a tez de pele branca), a de gênero (na centralidade de gênero, especificamente, do gênero masculino), a dos materiais utilizados como recursos pedagógicos (no uso de materiais convencionais, particularmente, o elemento “bola”), a da esportivização (com trabalhos envolvendo modalidades esportivas como conteúdos, especialmente, o “futebol”), a da não diversificação de atividades-conteúdos; a da sistematização dessas aulas; e a do prazer. E objetivadas, de modo respectivo, na forma de desenhos de alunos: em relação a outro(s) corpo(s) e a elemento(s) do espaço, com a tez de pele branca, com o gênero masculino, relacionando-se com materiais convencionais, de modo particular, com o elemento “bola”, praticando esportes, mormente, o “futebol”, realizando somente uma atividade-conteúdo, desempenhando atividades sistematizadas, e com semblantes demonstrando satisfação, prazer, ratificando a tese de que os estudos em representações sociais vêm mostrando o quanto essa noção e sua correlata base teórica permitem compreensão e explicação aprofundadas dos fenômenos sociais.


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