REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs-es

  • Fábio Narduchi De Paula Universidade Unigranrio
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Universidade Unigranrio

Résumé

Em uma pesquisa de dissertação de mestrado, propôs-se, como objetivo geral, investigar as representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar, tanto de alunos como de professores desse componente curricular. Intitulada As representações sociais de alunos e de professores acerca do corpo nas aulas de educação física escolar, o estudo, adotando a perspectiva lançada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici e outros autores da área, tais como Denise Jodelet, Jean-Claude Abric e outros, acabou por revelar, por meio do Método Documentário de análise e de interpretação de dados imagéticos, proposto por Ralf Bohnsack, e da Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre, que tais representações encontram-se ancoradas em esferas, tais como: a relacional (nas relações que são estabelecidas com outro(s) corpo(s) e com elemento(s) do espaço), a étnica (na cor da pele dos corpos, ou melhor, em corpos com a tez de pele branca), a de gênero (na centralidade de gênero, especificamente, do gênero masculino), a dos materiais utilizados como recursos pedagógicos (no uso de materiais convencionais, particularmente, o elemento “bola”), a da esportivização (com trabalhos envolvendo modalidades esportivas como conteúdos, especialmente, o “futebol”), a da não diversificação de atividades-conteúdos; a da sistematização dessas aulas; e a do prazer. E objetivadas, de modo respectivo, na forma de desenhos de alunos: em relação a outro(s) corpo(s) e a elemento(s) do espaço, com a tez de pele branca, com o gênero masculino, relacionando-se com materiais convencionais, de modo particular, com o elemento “bola”, praticando esportes, mormente, o “futebol”, realizando somente uma atividade-conteúdo, desempenhando atividades sistematizadas, e com semblantes demonstrando satisfação, prazer, ratificando a tese de que os estudos em representações sociais vêm mostrando o quanto essa noção e sua correlata base teórica permitem compreensão e explicação aprofundadas dos fenômenos sociais.

Bibliographies de l'auteur-e

Fábio Narduchi De Paula, Universidade Unigranrio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (Bolsista da Capes). Possui graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Língua Portuguesa e em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Atualmente, é docente das prefeituras de Nova Iguaçu e da cidade do Rio de Janeiro (funcionário público). Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

http://lattes.cnpq.br/1602860961437883

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Universidade Unigranrio

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO. Tem experiência na área de Filosofia e Direitos Humanos.

http://lattes.cnpq.br/9362050516585249

Téléchargements

Publié-e

2018-07-05

Comment citer

DE PAULA, Fábio Narduchi; OLIVEIRA, Joaquim Humberto Coelho de. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/55. Acesso em: 23 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Resumo