CORPOS “GENERIFICADOS” E CENTRALIDADE DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Fábio Narduchi De Paula Universidade Unigranrio
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Universidade Unigranrio

Resumo

Um estudo envolvendo representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar acabou por revelar representações “generificadas” dos corpos nessas aulas, seguindo uma lógica binária, e uma centralidade de gênero, especificamente, do gênero masculino, que serão objetos de análise e de interpretação do presente artigo. A fim de analisar e de interpretar os dados relacionados a esses aspectos advindos, imageticamente, do estudo, adotou-se o Método Documentário de análise e de interpretação de dados imagéticos, proposto por Ralf Bohnsack, e a Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre. Pode-se entender uma representação social como forma de conhecimento socialmente elaborada e partilhada – no caso deste artigo, por alunos do Ensino Fundamental – tendo uma orientação prática e colaborando para a construção de uma realidade comum a um conjunto social. Assinalamos que uma atenção especial deve ser dada por parte dos professores de Educação Física escolar a tais aspectos encontrados, discutidos, pois, neste artigo, visto que as representações, dentre outras coisas, orientam as ações em sociedade.

Biografia do Autor

Fábio Narduchi De Paula, Universidade Unigranrio

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (Bolsista da Capes). Possui graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Língua Portuguesa e em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Atualmente, é docente das prefeituras de Nova Iguaçu e da cidade do Rio de Janeiro (funcionário público). Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

http://lattes.cnpq.br/1602860961437883

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Universidade Unigranrio

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO. Tem experiência na área de Filosofia e Direitos Humanos.

http://lattes.cnpq.br/9362050516585249

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

DE PAULA, Fábio Narduchi; OLIVEIRA, Joaquim Humberto Coelho de. CORPOS “GENERIFICADOS” E CENTRALIDADE DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/56. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo original