CORPOS “GENERIFICADOS” E CENTRALIDADE DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Résumé
Um estudo envolvendo representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar acabou por revelar representações “generificadas” dos corpos nessas aulas, seguindo uma lógica binária, e uma centralidade de gênero, especificamente, do gênero masculino, que serão objetos de análise e de interpretação do presente artigo. A fim de analisar e de interpretar os dados relacionados a esses aspectos advindos, imageticamente, do estudo, adotou-se o Método Documentário de análise e de interpretação de dados imagéticos, proposto por Ralf Bohnsack, e a Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre. Pode-se entender uma representação social como forma de conhecimento socialmente elaborada e partilhada – no caso deste artigo, por alunos do Ensino Fundamental – tendo uma orientação prática e colaborando para a construção de uma realidade comum a um conjunto social. Assinalamos que uma atenção especial deve ser dada por parte dos professores de Educação Física escolar a tais aspectos encontrados, discutidos, pois, neste artigo, visto que as representações, dentre outras coisas, orientam as ações em sociedade.Téléchargements
Publié-e
2018-07-05
Comment citer
DE PAULA, Fábio Narduchi; OLIVEIRA, Joaquim Humberto Coelho de. CORPOS “GENERIFICADOS” E CENTRALIDADE DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/56. Acesso em: 23 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigo original
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).