COVID-19: USO DE MÁSCARA E/OU PROTETOR FACE SHIELD NAS AULAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA
Abstract
A pandemia do Covid-19, vírus altamente transmissível de pessoa para pessoa, fez com que muitos países impusessem o fechamento de escolas de natação e hidroginástica (ENH) o que impossibilitou temporariamente a prática de atividades aquáticas. O objetivo deste estudo foi investigar o uso de máscara, no contexto de ENH como contributo para minimizar os riscos de transmissão/contaminação da Covid-19. A metodologia adotada foi de pesquisa das recomendações para reabertura segura das piscinas feitas pelas Federações Internacional e Estaduais de Natação, Organização Mundial da Saúde, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Associação Brasileira de Academias, na base pubmed com descritores Covid-19, pool, swimming and water exercises, além de pesquisa on line com (n) 133 pessoas de ENH composta de donos (16,5%), coordenadores (17,3%), professores (53,4%) e estagiários (12,8%), entre 13 e 17 de junho de 2020. Os resultados mostram que ao serem perguntados se iriam voltar a dar aula de natação imediatamente à autorização de funcionamento do órgão competente, 71,4% indicaram que sim, 16,5% que não e 12,1% ainda não haviam decidido. Ademais, a pesquisa mostrou que mais da metade (57,9%), considera que quando o professor de natação precisar estar dentro d’água para dar aula, é necessário que ele use o protetor face shield, que pode ajudar na interação, no entanto, este protetor tem as desvantagens da abertura na parte de baixo e laterais, que acabam deixando espaço para possíveis entradas de aerossóis, dificulta a mobilidade e não permite afundar e mergulhar. O fato da piscina não ser um meio de transmissão do vírus não permite que os usuários negligenciem o distanciamento físico, hábitos de higiene e uso de máscaras em outros espaços dentro ENH.
Literaturhinweise
Blocken B, Druenen Tvan, Hooff T. van, Verstappen PA, Marchal T, Marr LC. Can indoor sports centers be allowed to re-open during the COVID-19 pandemic based on a certificate of equivalence? Build Environ. 2020; 180:107022.
Bruin YB, Lequarre AS, M Josephine, Clevestig P, Pigazzanic F, Jeddi MZ, Colosio C, Goulart M. Initial impacts of global risk mitigation measures taken during the combatting of the COVID-19 pandemic. Saf Sci. 2020;128:104773.
Woods J, Hutchinson NT, Powers SK., et al. The COVID-19 Pandemic and Physical Activity. Sports Medicine and Health Science. 2020; Epub.
Hughes D, Saw R, Perera NKP, Mooney M, Wallett Al, Cooke J, Coatsworth N, Broderick C. The Australian Institute of Sport framework for rebooting sport in a COVID-19 environment. J Sci Med Sport. 2020;23(7):639–63.
Mohamed AA, Alawna M. Role of increasing the aerobic capacity on improving the function of immune and respiratory systems in patients with coronavirus (COVID19): A review.: Clinical Research & Reviews. 2020; 14, 489e496.
CDC. Centers for Disease Control and Prevention. COVID-19 and pools. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthywater/swimming/safe-swimming-week/feature.html. Acessado em 25 de junho de 2020.
ACAD. Procedimentos de Reabertura de Academias. Disponível em: https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/comunicados-e-arquivos-acad-brasil-coronavirus-1.pdf. Acessado em 5 de julho de 2020.
AIDEA. Asociación Iberoamericana de Educación Acuática Especial e Hidroterapia. Disponível em: http://www.asociacionaidea.com/pautas-covid-19-programas-de-actividades-acuaticas/. Acessado em 10 de julho de 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).