EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA ALUNOS E PROFESSORES

Autor/innen

  • WILLIAN COSTA DE FREITAS UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
  • FELIPE DA SILVA TRIANI UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
  • CRISTINA NOVIKOFF UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

Abstract

Trata-se de um projeto de iniciação científica que será desenvolvido no CIEP 098 – Profa Hilda do Carmo Siqueira. O LAGERES realiza desde 2010, atividades em conjunto com professores, dirigentes, alunos e pais neste CIEP, para pensar a escola e a formação continuada. Enfatizando a Educação Física escolar no Ensino Médio, pôde-se observar que há dificuldades de relacionamento entre a atividade docente e o interesse dos alunos em aprender. Ademais, verificamos uma problemática que permeia o ambiente educacional: a redução do número de alunos a cada progressão da fase do Ensino Médio – que, por conseguinte, aumenta a evasão deles nas aulas. Poucos alunos demonstram interesse pela prática. A promoção de conhecimentos e práticas para a manutenção da saúde (CARDOSO, 2011), o desenvolvimento da aptidão física (NAHAS, 2001) e a maior compreensão dos conteúdos das outras disciplinas (FARJADO, 1998), parecem não ser do conhecimento discente. Com isso, surgiram diversas ponderações no que diz respeito à forma do docente ministrar as aulas. Será que os professores compreendem a importância da inserção dos alunos na cultura do movimento? Quais são as dificuldades dos professores manterem a atenção dos alunos? Os professores podem contribuir para redução da evasão? Diante do exposto, será utilizada a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1979) como referencial teórico para compreender como os grupos sociais organizam suas ações, com o objetivo de identificar quais são as representações sociais instituídas nos alunos e professores do Ensino Médio do CIEP 098 acerca da Educação Física. Para atingir o objetivo, utilizaremos a metodologia de pesquisa proposta por Novikoff (2010), que propõe cinco dimensões para o desenvolvimento da pesquisa, sendo elas: epistemológica, teórica, metodológica, morfológica e analítico-conclusiva. Pretende-se adotar a técnica do curtograma (SPACCAQUERCHE; FORTIM, 2009) para obter resultados qualitativos sobre as representações sociais dos alunos e professores acerca desta disciplina.

Veröffentlicht

2016-05-10

Zitationsvorschlag

FREITAS, WILLIAN COSTA DE; TRIANI, FELIPE DA SILVA; NOVIKOFF, CRISTINA. EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA ALUNOS E PROFESSORES. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 10, 2016. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/5. Acesso em: 9 mai. 2025.