EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA ALUNOS E PROFESSORES
Abstract
Trata-se de um projeto de iniciação científica que será desenvolvido no CIEP 098 – Profa Hilda do Carmo Siqueira. O LAGERES realiza desde 2010, atividades em conjunto com professores, dirigentes, alunos e pais neste CIEP, para pensar a escola e a formação continuada. Enfatizando a Educação Física escolar no Ensino Médio, pôde-se observar que há dificuldades de relacionamento entre a atividade docente e o interesse dos alunos em aprender. Ademais, verificamos uma problemática que permeia o ambiente educacional: a redução do número de alunos a cada progressão da fase do Ensino Médio – que, por conseguinte, aumenta a evasão deles nas aulas. Poucos alunos demonstram interesse pela prática. A promoção de conhecimentos e práticas para a manutenção da saúde (CARDOSO, 2011), o desenvolvimento da aptidão física (NAHAS, 2001) e a maior compreensão dos conteúdos das outras disciplinas (FARJADO, 1998), parecem não ser do conhecimento discente. Com isso, surgiram diversas ponderações no que diz respeito à forma do docente ministrar as aulas. Será que os professores compreendem a importância da inserção dos alunos na cultura do movimento? Quais são as dificuldades dos professores manterem a atenção dos alunos? Os professores podem contribuir para redução da evasão? Diante do exposto, será utilizada a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1979) como referencial teórico para compreender como os grupos sociais organizam suas ações, com o objetivo de identificar quais são as representações sociais instituídas nos alunos e professores do Ensino Médio do CIEP 098 acerca da Educação Física. Para atingir o objetivo, utilizaremos a metodologia de pesquisa proposta por Novikoff (2010), que propõe cinco dimensões para o desenvolvimento da pesquisa, sendo elas: epistemológica, teórica, metodológica, morfológica e analítico-conclusiva. Pretende-se adotar a técnica do curtograma (SPACCAQUERCHE; FORTIM, 2009) para obter resultados qualitativos sobre as representações sociais dos alunos e professores acerca desta disciplina.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).