APLICAÇÃO DO TESTE DE COORDENAÇÃO CORPORAL KTK EM DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL, NO MUNICIPIO DE MAUÁ/SP: UM ESTUDO DE CASO

Autor/innen

  • Julio Cesar Giroldo Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP

Abstract

Este estudo tem como objetivo avaliar a coordenação motora de alunos de uma escola estadual, no município de Mauá / SP, através do teste de coordenação motora KTK e fazer uma comparação dos estudos realizados em 03 semestres, a fim de diagnosticar evoluções ou regressões dos mesmos.

No 1º semestre foram avaliados 08 alunos, sendo 05 do gênero masculino e 03 do gênero feminino, no qual após 03 tentativas de ensaio foi efetiva a aplicação do teste, no qual obtivemos 02 alunos com coordenação motora boa e 06 com coordenação motora normal. No 2º semestre, os mesmos alunos foram avaliados, sendo 05 do gênero masculino e 02 do gênero feminino. Para este teste ressaltamos que 01 aluno realizou o teste pela primeira vez, obtendo então 06 alunos com coordenação motora normal e 01 com perturbação na coordenação. No 3º semestre, dando continuidade ao mesmo trabalho desenvolvido nos outros semestres, com os mesmos alunos, sendo 03 do gênero masculino e 03 do gênero feminino, observando suas evoluções ou regressões durante o semestre, obtivemos assim, 02 alunos com coordenação motora boa e 06 com coordenação motora normal.

Com estes estudos podemos observar uma evolução dos alunos em comparação aos 02 testes anteriores, porém não podemos descartar a importância da aplicação do teste KTK nas escolas, justamente para que se possa diagnosticar essas evoluções ou regressões, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos e assim melhorar de forma efetiva a coordenação motora dos mesmos.

Autor/innen-Biografie

Julio Cesar Giroldo, Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP

Aplicação do teste de coordenação motora corporal KTK: Um estudo de caso  

Literaturhinweise

COOLS, W. et al. Movement skill assessment of typically developing pré-school children: a review of seven movement skill assessment tools. J.Sports Sci. Med, v.8, p.154-68, 2009.

GALLAHUE, D.L & OZMUN, J.C. Undertanding motor development: infants, children, adolescents. 2 ed. Indianópolis: Brown & Benchmark Publishers, 1995. __ . Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte , 1 ed., 2001.

GORLA, J.I; ARAÚJO, P.F; RODRIGUES, L.J. Avaliação Motora em Educação Física Adaptada – Teste de KTK, 3º Ed, São Paulo: Phorte, 2014.

GORLA, J.I; ARAÚJO, P.F; RODRIGUES, L.J. Avaliação Motora em Educação Física Adaptada – para deficientes mentais, 2º Ed, São Paulo: Phorte, 2009. ______ Evaluación motora em educación física adaptada: teste KTK. São Paulo: Phorte, 2010. 168p.

LOPES et al. Associações entre actividade física, habilidades e coordenação motora em crianças portuguesas. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum 2011, 13(1):15-21

TANI, G; MANOEL, E.J; KOKUBUN, E; PROENÇA, J.E. Educação Física Escolar: Fundamentos de uma Abordagem Desenvolvimentista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

TOFTEGAARD-STOECKEL, J.; GROENFELDT, V.; ANDERSEN, L.B. Children’s self-perceived bodily competencies and associations with motor skill, body mass index, teacher’s evaluation, and parent’s concerns. J. Sports Sci., v.28, n.12, p. 1369-75, 2010.

VANDORPE, B. et al. The Korperkoordinationstest fur kinder: references value and suitability for 6-12 year old children in Flanders. Scand. J. Med. Sci. Sports, v.21, n1, p. 378-88, 2011.

Veröffentlicht

2018-07-05

Zitationsvorschlag

GIROLDO, Julio Cesar. APLICAÇÃO DO TESTE DE COORDENAÇÃO CORPORAL KTK EM DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL, NO MUNICIPIO DE MAUÁ/SP: UM ESTUDO DE CASO. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/51. Acesso em: 23 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigo original