APLICAÇÃO DO TESTE DE COORDENAÇÃO CORPORAL KTK EM DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL, NO MUNICIPIO DE MAUÁ/SP: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
Este estudo tem como objetivo avaliar a coordenação motora de alunos de uma escola estadual, no município de Mauá / SP, através do teste de coordenação motora KTK e fazer uma comparação dos estudos realizados em 03 semestres, a fim de diagnosticar evoluções ou regressões dos mesmos.
No 1º semestre foram avaliados 08 alunos, sendo 05 do gênero masculino e 03 do gênero feminino, no qual após 03 tentativas de ensaio foi efetiva a aplicação do teste, no qual obtivemos 02 alunos com coordenação motora boa e 06 com coordenação motora normal. No 2º semestre, os mesmos alunos foram avaliados, sendo 05 do gênero masculino e 02 do gênero feminino. Para este teste ressaltamos que 01 aluno realizou o teste pela primeira vez, obtendo então 06 alunos com coordenação motora normal e 01 com perturbação na coordenação. No 3º semestre, dando continuidade ao mesmo trabalho desenvolvido nos outros semestres, com os mesmos alunos, sendo 03 do gênero masculino e 03 do gênero feminino, observando suas evoluções ou regressões durante o semestre, obtivemos assim, 02 alunos com coordenação motora boa e 06 com coordenação motora normal.
Com estes estudos podemos observar uma evolução dos alunos em comparação aos 02 testes anteriores, porém não podemos descartar a importância da aplicação do teste KTK nas escolas, justamente para que se possa diagnosticar essas evoluções ou regressões, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos e assim melhorar de forma efetiva a coordenação motora dos mesmos.
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