HIPERTENSÃO PULMONAR
Abstract
A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença crônica e progressiva, caracterizada pelo aumento da resistência vascular pulmonar (RVP). O aumento da RVP ocorre em geral por mecanismos mistos, envolvendo vasoconstricção e remodelamento da parede arterial (arteriolar), a qual resulta em aumento da pressão arterial pulmonar média acima de 25 mmHg em repouso, ou acima de 30 mmHg durante exercício. Esta condição gera sobrecarga do ventrículo direito (VD), e na fase tardia promove quadro de insuficiência cardíaca e morte. A HP é classificada em 5 grupos, sendo a Hipertensão Arterial pulmonar (HAP) correspondente ao grupo 1, esta consiste em uma síndrome complexa, com prognóstico reservado e sem cura, que afeta negativamente a qualidade de vida dos pacientes. Disfunção endotelial, anormalidades na coagulação, desequilíbrio entre agentes vasoconstrictores, vasodilatadores e inflamação, são alguns dos fatores relacionados com a patogênese da doença. Os pacientes com HAP podem apresentar intolerância ao exercício, dispneia acentuada, fadiga ou fraqueza, que limitam as suas atividades da vida diária. O estado funcional destes pacientes é classificado conforme a gravidade da doença e reflete o impacto na vida dos mesmos em termos de atividade física e sintomas.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).