EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS MULTIPLAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES SISTEMATIZADAS
Abstract
Este estudo bibliográfico tem como objetivo tratar sobre a Educação Física e suas múltiplas possibilidades de intervenção sistematizadas no âmbito escolar produzido por novos modelos e abordagens possíveis de serem aplicados nas aulas. A metodologia de caracterização da pesquisa procurou-se, através de uma revisão de literatura, abordar alguns aspectos relevantes sobre o papel do professor de Educação Física, em qualquer modalidade de ensino, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando ao seu aluno o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem. (SOLER, 2005. Apud CRUZ et al 2010, p.3). Os autores demonstram uma nova Educação Física que vem evoluindo em sua totalidade saindo do comodismo dos métodos antigos que se baseava somente em adestrar o individuo para guerra através de métodos calistenicos preocupando–se somente com o culto ao corpo sarado, forte e viril. Os resultados encontrados com base nos referenciais teóricos e analisando o quadro geral de idéias e as novas metodologias e pesquisas feitas, na área de Educação Física, tem contribuído com a evolução de um novo fazer pedagógico dentro da escola, proporcionando aos alunos novas vivências, inquietudes, emoções, participações amplas e debates que os cerca de conteúdos riquíssimos. CONCLUSÃO: Estes dados bibliográficos e prático fomentam que o valor e a diferença de atividades sistematizadas, planejadas com objetivos determinados no contexto do ensino e aprendizagem traz uma enorme gama de conhecimentos para os alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).