O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: DIALOGANDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Auteurs-es

  • Rômulo Meira Reis Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA)
  • Felipe da Silva Triani Centro Universitário Gama e Souza (UNIGAMA) Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Résumé

O objetivo do presente resumo é realizar apontamentos sobre o livro “Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola”. Essa produção científica foi analisada considerando que a temática tem em média menos de uma publicação em formato de livro por ano e menos de 5 artigos científicos, no Brasil. Sendo assim, no que se refere à obra objeto desta análise, notou-se que são apresentados princípios gerais da educação física escolar e, considerando-os, é feita uma articulação com o ensino do atletismo. Dessa maneira, é possível perceber que o atletismo enquanto objeto de conhecimento é transposto didaticamente para as aulas na escola, a fim de dar ao esporte um tratamento pedagógico a partir das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Embora o livro seja recente, o debate proposto é sobre a necessidade de ensinar o atletismo a partir dos seus princípios socioeducativos e não enquanto esporte de rendimento.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-01

Comment citer

REIS, Rômulo Meira; TRIANI, Felipe da Silva. O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: DIALOGANDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 129, 2020. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/121. Acesso em: 23 mai. 2025.