A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Résumé
A educação superior brasileira, a partir da década de 1990, desenvolveu-se de forma desordenada com intuito de atender as tendências neoliberalistas que influenciavam o setor educacional neste período. Diante de uma gama de demandas, as políticas educacionais foram formuladas e implantadas promovendo ações que atendiam, muitas vezes, interesses privados em detrimento dos públicos. O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um exemplo de política que foi instituída no ano de 2005 com o duplo objetivo de atender aos reclamos da classe empresarial do ensino superior, no sentido de diminuir com as vagas ociosas nas universidades privadas brasileiras e de também inserir alunos de baixa renda no referido setor educacional. A seleção dos candidatos as bolsas do Prouni estabelece que somente alunos que estudaram em escola pública ou alunos que frequentaram escola privadas na condição de bolsista integral têm o direito a concorrer a bolsa. Além disso, o candidato tem que ter renda per capta familiar no máximo até três salários mínimos e ter sido aprovado no ENEM. Verificar as percepções de alguns gestores educacionais de IES com fins lucrativos a respeito dos aspectos sociais do referido programa e impactos promovidos na formação pedagógica dos bolsistas é o objetivo deste trabalho.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).