O CORPO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO IMAGINÁRIO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreram as representações sociais sobre o corpo no desenvolvimento histórico da Educação Física no Brasil e como essas representações são formadas no currículo da formação de professores em Educação Física que tem o corpo como objeto de estudo. No entanto, para atingir o objetivo pretendido foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados encontrados são de que as mudanças ocorridas no desenvolvimento da Educação Física acerca do corpo são resultados de desenvolvimentos culturais que implicam na transformação social dos grupos e que o currículo do curso analisado institui representações de saúde sobre o corpo. Por fim, o estudo considerou que as representações sociais sobre corpo são instituídas pelo imaginário social inserido no grupo cultural da Educação Física e que no curso de formação de professores a instituição dessas representações sociais sobre o corpo se dá, não somente, mas também por meio do currículo do curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).