PRÁTICAS CORPORAIS X SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE ALUNAS DE ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA

Authors

  • Antonia Rodrigues Santos
  • Clecia Simone Rosa Pacheco

Abstract

O meio escolar tem se constituído em espaço de debates acerca do rendimento escolar de alunos (as), fato preocupante, tanto para a escola quanto para a família. Nas reuniões pedagógicas, os reclames são ainda maiores, fluindo uma sensação nos professores de incapacidade de trabalhar as aprendizagens dos alunos. É notório que vários fatores estão envolvidos, mas certamente, a maioria, é de ordem emocional e estão relacionados com o bem-estar e com os hábitos desenvolvidos. O presente artigo avalia os benefícios das práticas corporais (ginástica rítmica e ballet) no desempenho da aprendizagem de alunas de escolas públicas na cidade de Petrolina/PE, referente ao rendimento escolar do II semestre de 2016, período em que participaram das atividades orientadas, traçando uma comparação com o I semestre do mesmo ano. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de protocolo, junto às escolas públicas do Ensino Fundamental I e II, atendendo as questões elencadas nos objetivos. Os resultados obtidos indicam avanços significativos no desempenho da maioria das alunas, o que comprova a relevância e benefícios de práticas corporais.

Palavras-chave: Ginástica rítmica; Ballet; Rendimento escolar.

Published

2017-07-17

How to Cite

SANTOS, Antonia Rodrigues; PACHECO, Clecia Simone Rosa. PRÁTICAS CORPORAIS X SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE ALUNAS DE ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 35–42, 2017. Disponível em: https://revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/43. Acesso em: 23 may. 2025.

Issue

Section

Artigo original