PRÁTICAS CORPORAIS X SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DE ALUNAS DE ESCOLA PÚBLICA EM PETROLINA
Resumo
O meio escolar tem se constituído em espaço de debates acerca do rendimento escolar de alunos (as), fato preocupante, tanto para a escola quanto para a família. Nas reuniões pedagógicas, os reclames são ainda maiores, fluindo uma sensação nos professores de incapacidade de trabalhar as aprendizagens dos alunos. É notório que vários fatores estão envolvidos, mas certamente, a maioria, é de ordem emocional e estão relacionados com o bem-estar e com os hábitos desenvolvidos. O presente artigo avalia os benefícios das práticas corporais (ginástica rítmica e ballet) no desempenho da aprendizagem de alunas de escolas públicas na cidade de Petrolina/PE, referente ao rendimento escolar do II semestre de 2016, período em que participaram das atividades orientadas, traçando uma comparação com o I semestre do mesmo ano. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de protocolo, junto às escolas públicas do Ensino Fundamental I e II, atendendo as questões elencadas nos objetivos. Os resultados obtidos indicam avanços significativos no desempenho da maioria das alunas, o que comprova a relevância e benefícios de práticas corporais.
Palavras-chave: Ginástica rítmica; Ballet; Rendimento escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).