CARACTERÍSTICAS DE TREINAMENTO DE MULHERES BRASILEIRAS MARATONISTAS
Résumé
Introdução: A prática de exercícios físicos está associada a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quando considerados os padrões de saúde a corrida tem sido utilizada como uma boa alternativa, tendo em vista a sua praticidade e baixo custo, aliado a novos espaços para sua pratica, além do grande número de eventos oferecidos para as mulheres como a maratona. As adaptações do organismo, induzidas pela corrida dependem da sua frequência, duração, intensidade, técnica e experiência dos praticantes. Objetivo: Investigar a influencia das características antropométricas, tempo nas provas de distancias mais curtas, tempo de pratica e características de treinamento sobre a performance de maratonistas brasileiras do sexo feminino. Métodos: Foi aplicado um questionário proposto por Melo OU et al, 2018. Nos três dias antecedentes à Maratona Monumental de Brasília 2019 e posteriormente divididas em 3 grupos conforme o resultado da prova GR (grupo rápido), GM (grupo moderado) e GL (grupo lento). Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS e aplicado os testes de Shapiro-Wilk, Levene, Anova one-way, seguida de um teste de post-roc tukey e o teste de Spearman. Resultados: Mulheres do grupo rápido eram mais jovens quando comparadas ao grupo lento (37,2±6,81* vs 46,00±4,93 *p <0,05). Corredoras que obtiveram melhores resultados na maratona (grupo rápido) apresentaram melhores tempos em provas curtas (5km, 10km e 21km). O volume de treino (números de treinos, volume semanal em km e o maior volume semanal em km) mostrou uma correlação negativa forte com o resultado da maratona (-0,917**;-0,918**;-0,863** **p <0,01). Conclusão: O maior volume de treino e os menores tempos em provas de distancias curtas são bons indicadores de desempenho de mulheres brasileiras que correm a maratona.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).