A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL
Resumo
O trabalho mostra formas de atividade física para crianças com deficiência visual nas escolas e o papel do professor na inclusão nas aulas. Devido aos relatos das aulas trazidos pelas crianças, notava-se claramente a exclusão nas aulas, eles eram sempre "preservados demais" em função da deficiência. O objetivo do trabalho foi investigar o desenvolvimento e a manutenção das habilidades motoras, bem como a melhora na qualidade de vida e evoluções de crianças com deficiência visual. A metodologia utilizada no trabalho foi um estudo qualitativo, com base em observações e intervenções. Para tal, foram observadas aulas de Educação Física para crianças com cegueira e baixa visão na Associação Catarinense de Integração para o Cego (ACIC) em Florianópolis e em suas respectivas escolas. Os resultados foram analisados através dos aspectos social, motor e cognitivo. No aspecto social, avaliou-se a comunicação, socialização e autoconfiança; no aspecto motor a coordenação motora e autonomia física; e no aspecto cognitivo, a participação e envolvimento nas aulas, a relação com os objetos e a perda do medo em atividades com bola e afins. Após a realização deste trabalho, pode-se concluir que a inclusão de crianças com deficiência visual nas aulas só ocorre realmente, com a intervenção de um profissional preparado para lidar com tal deficiência, pois as crianças cegas eram deixadas de lado em função do despreparo do professor, que não adaptou as aulas para incluir todos os alunos. A atividade física para crianças cegas oferece melhorias significativas no desenvolvimento geral, tornando-as mais autônomas, seguras e sabendo estabelecer relações em grupos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).